Jornal da Paraíba divulga o I Seminário GILSON CARVALHO

DSC_6409

Encontro começou no último domingo e segue até a próxima quarta-feira, no Garden Hotel., em Campina

Secretários de Saúde de 180 municípios paraibanos estão reunidos em Campina Grande para discutir a qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, durante o I Seminário Gilson Carvalho para Qualificação da Gestão do SUS na Paraíba. O encontro começou no último domingo e segue até a próxima quarta-feira, no Garden Hotel. A iniciativa é do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) em parceria com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Ministério da Saúde (MS) e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), o paraibano André Bonifácio, o principal objetivo do evento é fortalecer a regionalização da gestão do SUS, que ainda precisa avançar. “É um evento de qualificação da gestão pública municipal em parceria com o Estado e com o Ministério da Saúde na perspectiva de fortalecer um componente importantíssimo que é a regionalização. Mas não deixa de ser um momento de reflexão crítica sobre a necessidade de avanços fundamentais para o SUS”, destacou.

André ainda ressaltou outros desafios que o sistema enfrenta para garantir bom atendimento à população, em todo o país.

“Um grande desafio é como conjugar o avanço da cobertura da atenção básica com a necessidade de qualidade e de um atendimento rápido para que o usuário tenha acesso, isso é um problema nacional. Outros são como qualificar o processo de planejamento regional, como conjugar necessidades de recursos grandiosos em ação conjugada, como integrar redes de atenção em territórios diversos com corresponsabilidade, como enfrentar o desafio do financiamento de saúde no país. Tudo isso é fundamental para a qualificação da gestão pública na Paraíba e no Brasil”, acrescentou.

Ainda conforme o representante do MS, um documento será elaborado na conclusão do seminário, com sugestões do que pode ser aprimorado para melhorar o atendimento e a cobertura do SUS. “Mudanças estão sendo feitas permanentemente, como o Programa Mais Médicos, além de um conjunto de investimentos em UPAs e melhorias na atenção básica. Daqui vamos tirar um documento para um trabalho futuro”, frisou.

Texto: Fernanda Moura/Jornal da Paraíba

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 19 =