IV Fórum Perinatal Estadual da Rede Cegonha discute mortes maternas e o racismo institucional

O COSEMS-PB participou nesta sexta-feira (6) do IV Fórum Perinatal Estadual da Rede Cegonha da Secretaria Estadual de Saúde “Estratégia de Enfrentamento a Mortalidade Materna frente ao Desafio do Racismo Institucional”, no auditório do Centro de Formação de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira, João Pessoa.

O conselho foi representado pelo secretário municipal de Mamanguape, Antônio Máximo da Silva Neto, que é diretor de Gestão e Planejamento da Diretoria do COSEMS e representante do COSEMS/PB no Grupo Condutor da Rede Cegonha da SES-PB.

O objetivo do evento foi compreender os números referentes as mortes maternas na Paraíba, em virtude do extenso e crescente aprofundamento da morte materna presente na população negra/parda, uma questão que para além da distância socioeconômica existente, possui toda uma prática laboral diferente no tocante a questão racial e isso está representado em dados.

De acordo com Antônio Máximo, o COSEMS-PB ressaltou o dever institucional de defender um SUS igual para todos.
Desde setembro de 2016 foi criado o Fórum Perinatal que se constitui em um espaço coletivo, plural, gestor interinstitucional onde se firmam acordos éticos do Estado com instituições, conselhos e sociedades civil para a promoção da saúde e qualidade de vida da mulher e criança. É composto por representantes da esfera estadual, municipal e do judiciário.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 1 =