II Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade | V Congresso Nordestino de Educação Médica

A presidente do COSEMS PB, Roseana Meira, irá compor a mesa de abertura com o presidente do II Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade o Marcos Vasconcelos e o Secretário Adjunto Fernando Menezes (SGETS – Ministério da Saúde) nesta quinta feira às 18h30 no auditório da reitoria da UFPB. Lembrando também que ocorrerá junto com o mesmo encontro, o V Congresso Nordestino de Educação Médica.

Os congressos consistirão em três eixos. O eixo específico da Medicina de Família e Comunidade é o de Gestão da Clínica na APS e o específico em educação médica é o de Formação Médica e Mundo do Trabalho. O terceiro eixo, agregando ambas temáticas é o de Integração Ensino-Serviço.

Cada eixo terá a seguinte sequência de atividades:

  • Conferências: dois conferencistas abordarão, durante trinta minutos cada um, as temáticas que serão trabalhadas ao longo do dia. Serão convidados pesquisadores com reconhecida publicação anterior no tema proposto.
  • Rodas de Conversa: dois facilitadores iniciarão a discussão sobre o tema proposto, com uma exposição de quinze minutos cada um e depois facilitarão a discussão com os demais participantes. Os convidados deverão estimular a participação de todos neste espaço. Um estudante da comissão organizadora apoiará a atividade e a relatoria.
  • Apresentação de Trabalhos: serão apresentados trabalhos dentro dos temas definidos, que serão apresentados ou no formato de exposição oral por um período de dez minutos com 5 minutos para debate, ou no formato de pôster digital, com 7 min de apresentação e 3 min de debate. Os facilitadores das rodas de conversa avaliarão os trabalhos e ajudarão no comentário aos trabalhos (o Coordenador Científico – André Sassi, logo enviará informações para auxiliar neste processo).
  • Debates: três participantes (professor, preceptor e estudante) partirão do material sistematizado nos espaços anteriores para estimular a discussão. Serão dez minutos de fala para cada um deles.
  • Oficinas e Simpósios: apresentação e debate de temas relevantes para a prática em Atenção Primária à Saúde.

Visite o site do Congresso: http://www.conemfc.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 15 =