Encontro virtual de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde é realizado com participação de representantes da saúde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba (SEMS) realizou ontem (4) o evento virtual de “Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde da Paraíba com o tema Compreendendo a gestão do SUS”.

Nesta primeira web, falaram a Superintendente do Ministério da Saúde, Maria Eridan Pimenta, a Secretária Executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o Presidente do CONASEMS, Willames Freire e a Presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino.

O presidente do CONASEMS, destacou a importância do Conselho Nacional e dos estaduais em dar suporte aos gestores novos e veteranos. Ele pontuou os desafios atuais da saúde pública e deixou uma mensagem de ânimo e acolhimento aos secretários. “Minhas boas-vindas aos gestores e desejo a todos que tenham ânimo e renovem suas energias para o enfrentamento a Covid e também às novas missões, parabenizo os novos secretários por aceitarem o desafio da pasta mais importante da gestão municipal e dizer que vocês podem contar com o CONASEMS e o COSEMS que na Paraíba tem a atuação brilhante da equipe sob a liderança consolidada de Soraya Galdino, exemplo nacional no apoio aos gestores. Através do COSEMS, vocês podem compartilham as experiências, dividir as angústias e exigir as ações que precisam ser executadas pelos órgãos responsáveis, para o melhor desempenho do trabalho de vocês e a melhor prestação de serviço à população”, disse.

Willames Freire acrescentou que no portal do CONASEMS há diversos instrumentos de apoio aos gestores e destacou que lançará um canal para a realização de projetos de qualificação dos gestores, em parceria com as universidades. Diante da situação de pandemia, o presidente também destacou a importância dos secretários estarem cientes da responsabilidade de seguir à risca o processo de vacinação, conforme o plano nacional.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino ressaltou a importância do CONASEMS e apoio do presidente Willames Freire e agradeceu a parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estado da Saúde da Paraíba, ressaltando a importância do acolhimento aos gestores.

Soraya Galdino destacou aos gestores que um dos maiores desafios deste ano está na vacinação anti-Covid, mas que a Paraíba tem conduzido de forma competente o processo e em nível nacional, o CONASEMS tem sido o reforço na luta pelos gestores municipais, alcançando conquistas importantes no Ministério da Saúde. “Este ano os gestores têm um desafio ainda maior com a vacinação dentro do enfrentamento a Covid, mas destaco a atuação competente do Estado neste sentido e do CONASEMS que está lutando por nós e pela população no Ministério da Saúde, conseguindo instrumentos importantes. E aos gestores gostaria de dizer que contem com o nosso apoio sempre para defendê-los e dar oportunidade de fala. Convido vocês a participarem destes três momentos, para que aprendam cada vez mais e façam uma gestão diferenciada porque quanto mais a gente conhece, mais acerta. Estamos disponíveis e dispostos sempre a apoiá-los”, disse.

As próximas datas de encontro do evento serão nos dias 11 e 18 de fevereiro. Por causa da pandemia, o evento está acontecendo em formato virtual com a realização de três webs por macros simultaneamente divididos por temáticas.

O encontro tem objetivo promover a integração das esferas da gestão federal, estadual e municipal de saúde, de forma acolhedora, buscando abordar temas que esclareçam dúvidas, que promovam avanços e que subsidiem os secretários municipais de saúde na condução de sua gestão.

As webs serão realizadas das 14h às 17h com abordagem de temáticas variadas da administração pública de saúde, a exemplo de aspectos funcionais e financeiros, planejamentos, ações e projetos, entre outros de significativa relevância ao cotidiano do gestor, além das medidas de enfrentamento à Covid e a vacinação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 16 =