Encerrada a programação do III Seminário Gilson Carvalho, em João Pessoa

O Cosems/PB realizou nesta quinta-feira(30) e sexta(01) a terceira edição do Seminário Gilson Carvalho-Qualificação da Gestão do SUS na Paraíba. A programação aconteceu no Littoral Hotel,bairro Cabo Branco, em João Pessoa, com o acolhimento e um coffe break aos participantes. A abertura contou com a presença da presidente do Cosems/PB, Soraya Galdino, membros do Conselho, além de representantantes da Secretaria Estadual de Saúde, UFPB, Secretarios municipais de Saúde da Paraíba entre outros.

A programação do primeiro dia iniciou com palestras sobre “Regionalização e Integração dos Seviços de Saúde”, moderada por Soraya Galdino; “Caminhos da regionalização no Brasil: aspectos históricos e legais”,com Dr. André Luís Bonifácio de Carvalho (Professor Adjunto I da UFPB) e “A Regionalização na Paraíba”, com a Dra. Claudia Luciana de Sousa Mascena Veras (Secretária Estadual da Saúde da Paraíba).

A tarde a programação prosseguiu com outras palestras,dessa vez sobre “Regulação Regional e Financiamento da Saúde”, moderada por Ana Lígia Passos Meira (Assessora Técnica COSEMS/PB);”Contratualização, Pactuação Intermunicipal e Financiamento da Saúde”,com Dra. Roseane da Silva Lemos (Gerente de Planejamento e Orçamento – Secretaria Municipal de Jaboatão dos Guararapes), e “A Regulação Regional na Paraíba”, ministrada por Dra. Maura Vanessa Silva Sobreira (Secretária Executiva da SES/PB).

A noite terminou com uma solenidade de posse da nova diretoria do Cosems/PB, e a premiação da medalha ao mérito Gilson Carvalho. A programação se encerrou naa sexta(01),quando foram realizadas palestras sobre “Qualidade de Atenção Básica a partir da nova PNAB”, com Anderson Sales Dias(Diretor de gestão do trabalho e educação na saúde e Secretário de Saúde de Pedras de Fogo; “A nova política nacional da atenção básica”, ministrados pelo Dr Felipe Proenço de Oliveira( Professor do departamento de promoção de saúde da UFPB) e Dra Caroline José Martins dos Santos (Analista técnica de Políticas Nacionais-DAB/SAS/MS, no período da manhã.

Após um intervalo, os participante retornaram para as últimas explanações, que encerraram a programação do Seminário, com duas palestras. A primeira tratou do tema “Monitoramento da auditoria da auditoria operacional em atenção básica”, com Lindinalva Dantas dos Santos(Vice-presidente do Cosems/ e secretária de saúde de São Bento); logo após a temática debatida foi “1º Monitoramento da auditoria operacional realizada em saúde, com foco na atenção básica”, por Adriana Falcão do Rêgo, Lúcia Patrícia de Souza Araújo, Rogério Ângelo Freire da Silva e o grupo de auditoria operacional do TCE/PB.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =