Droga para câncer de próstata será tomada a cada 6 meses

Uma nova droga que deve chegar ao País a partir de março permitirá que o paciente com câncer de próstata avançado – que já não pode ser tratado com cirurgia – receba a medicação a cada seis meses.

O medicamento, que deve ser aplicado em uma injeção subcutânea, está em fase de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Brasil, por enquanto, só estão disponíveis doses mensais e trimestrais. Cada dose semestral deve custar cerca de R$ 3 mil.

Urologistas observam que a nova periodicidade favorece a adesão ao tratamento e traz mais conforto ao paciente. A novidade foi discutida na semana passada em São Paulo, no 12.º Congresso Paulista de Urologia.

“Quando a medicação é só a cada seis meses, o paciente vai se lembrar menos da doença. Do ponto de vista psicológico, não ter de tomar remédio todos os dias é melhor”, diz o urologista Rodolfo Borges dos Reis, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional São Paulo (SBU-SP).

O especialista americano David Crawford, que participou do congresso, conta que tem experiência com pacientes que utilizam a estratégia semestral nos EUA e diz que ela reduz riscos de falhas na adesão.

Se você opta por esse medicamento, é apenas uma injeção a cada seis meses. O médico continua vendo o paciente, mas o tempo do consultório não é atrelado à injeção, mas sim ao atendimento clínico.

O acetato de leuprorrelina, que tem o nome comercial de Eligard, faz parte do grupo de medicamentos usados na hormonioterapia. Para pacientes que são diagnosticados em estágio mais avançado, com metástase, a supressão do hormônio masculino é a primeira alternativa terapêutica, pois esse é o hormônio que “alimenta” o tumor. Caso a terapia hormonal falhe, recorre-se à quimioterapia.

A cirurgia de retirada da próstata só é indicada em casos diagnosticados precocemente. Para Crawford, o desenvolvimento da hormonioterapia vai fazer com que, no futuro, o câncer de próstata avançado seja tratado como uma doença crônica.

“Temos esperança de transformar o câncer de próstata avançado em uma doença controlável. Talvez não seja curável, mas também não se cura diabete ou hipertensão, apenas se trata”, diz o urologista, chefe da seção de Uro-Oncologia da Universidade do Colorado.

Outro avanço apontado por especialistas são as drogas de hormonioterapia que bloqueiam a produção de testosterona por vários caminhos diferentes. Crawford diz que 95% da testosterona vem do testículo.

“Mas, quando você bloqueia esse caminho, a testosterona fica ‘esperta’ e descobre outra maneira de sair. As glândulas adrenais começam a produzi-la, por exemplo. É um mecanismo de defesa”. As drogas mais modernas são capazes de driblar esse mecanismo.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/droga-para-cancer-de-prostata-sera-tomada-a-cada-6-meses/
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − oito =