COSEMS, SES e SEMS-PB realizam terceiro encontro de acolhimento aos novos gestores municipais de saúde

Com o objetivo de promover o encontro e a integração das esferas da gestão federal, estadual e municipal de saúde, de forma acolhedora, abordando temas que promovam esclarecimento e conteúdo para a condição da gestão de saúde, o COSEMS-PB, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba (SEMS) realizaram eventos virtuais de acolhimento aos novos secretários de saúde, com a última edição realizada nesta quinta-feira (18) através de videoconferência.

As três edições do encontro aconteceram por macros de saúde simultaneamente divididos por temáticas para a 1ª, 2ª e 3ª macrorregiões de saúde. Os encontros de acolhimento tiveram como tema “Compreendendo a gestão do SUS”, através da abordagem de assuntos relacionados à administração pública de saúde, a exemplo de aspectos funcionais e financeiros, planejamento, ações, projetos e sobre as medidas de enfrentamento à Covid e a vacinação.

De acordo com a gestora de saúde do município de Barra de Santana, Eudezia Damasceno, a iniciativa gerou encontros de muito aprendizado. “Foram abordados temas muito importantes para o fortalecimento gestão, tais como, Redes de Atenção à Saúde com foco na Regionalização, Regulação, Cirurgias Eletivas e a Rede Cuidar e por isto tão importante tanto para quem está chegando, quanto para quem continuou na gestão. O evento trouxe informações que empoderam o secretário municipal de saúde, com informações técnicas que impactam na tomada de decisão no processo de produção da gestão em cada município”, disse.

Além dos representantes do COSEMS, da SES e da SEMS que estiveram em todos os encontros, a primeira web contou com participação do presidente do CONASEMS, Willames Freire, que destacou a importância do Conselho Nacional e dos estaduais em dar suporte aos gestores novos e veteranos e os desafios atuais da saúde pública, deixando uma mensagem de ânimo e acolhimento aos secretários.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino reforçou o papel do COSEMS na orientação e apoio ao gestor. Contem com o nosso apoio sempre para defendê-los e dar oportunidade de fala. Quem participou destes três momentos, teve a oportunidade de aprender cada vez mais para fazer uma gestão diferenciada porque quanto mais a gente conhece, mais acerta. Estamos disponíveis e dispostos sempre a apoiá-los”, disse.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =