Cosems-PB reúne Ministério Público Federal e municípios para discutir Rede de Obstetrícia

O Cosems-PB reuniu na manhã desta terça-feira (8), 102 convidados dentre prefeitos, secretários e técnicos tanto dos municípios quanto, da Secretária de Estado da Saúde da Paraíba, no Nord Skyler Hotel, em João Pessoa, para discutir a Rede de Obstetrícia. Na oportunidade foi convidado o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, José Godoy Bezerra de Souza para criar uma aproximação entre os municípios e o Ministério Público Federal (MPF) no sentido de criar um alinhamento no entendimento expressos nas recomendações 78 e 79.

De acordo com a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, a iniciativa partiu das reuniões com o MPF, tendo em vista que manter uma discussão clara, objetiva e transparente com todos os municípios é um dos focos do Cosems-PB. “Ficamos apreensivos quanto ao entendimento dos municípios que compõem a Rede de Obstetrícia do estado. Por esse motivo convidamos o Dr. Godoy para esclarecer todas as dúvidas dos envolvidos, não apenas da área de saúde, mas também dos prefeitos que compareceram em massa em nossa reunião”, ressaltou.

Segundo o procurador Godoy Bezerra de Souza, o Cosems-PB está de parabéns por estimular esse diálogo permanente entre municípios e MPF, além de parabenizar os gestores pela presença e interesse. “Estamos aproveitando o momento para discutir além da pauta prevista, a atuação da Programação Pactuada Integrada (PPI) e o sistema de regulação do Estado, dando vez e voz aos municípios para o diálogo entre as três esferas.

Ele ainda afirmou que eventos desse porte serão sempre bem-vindos, pois isso esse processo de diálogo é fundamental para construção de uma política pública de qualidade, e que isso dá a oportunidade do MPF mostrar que tem o mesmo consenso dos municípios, que é ofertar à população uma saúde de qualidade.