COSEMS-PB realiza seminário do 3º ciclo do PMAQ em João Pessoa com participação de operadores da saúde

O COSEMS-PB realizou nesta quinta-feira (19), o Seminário sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), na sede do Conselho Regional de Odontologia em João Pessoa. Durante os turnos da manhã e tarde, dezenas de gestores e operadores de saúde participaram de atividades de qualificação.

O Seminário faz parte das ações de Educação Permanente do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Estado da Paraíba (COSEMS-PB). O objetivo deste seminário é promover a qualificação dos gestores municipais sobre o tema com vistas às qualificações da Atenção Básica neste 3º ciclo do programa.

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O evento contou com a participação das palestrantes Juliana Sampaio, da coordenação da equipe de avaliação externa do PMAQ na Paraíba, professora da UFPB, e de Erica Rodrigues Almeida, do Departamento de Atenção Básica do Ministério de Saúde.

De acordo com Erica Almeida, do Ministério da Saúde, esta atividade que o COSEMS está oferecendo é de fundamental importância porque se trata de uma atividade de gestão e instrução para que se possa organizar e orientar melhor os gestores de saúde.

Para Juliana Sampaio da UFPB, a ideia é construir uma rede colaborativa não só entre o município e o Estado, mas entre o poder público, instituições de ensino e a UFPB para fortalecer cada vez mais parceira na qualificação da atenção básica no Estado da Paraíba. “Estarmos protagonizando este processo de avaliação externa no terceiro ciclo e ter este espaço para discutir avaliação externa é de fundamental importância para que o processo seja de construção e fortalecimento da atenção básica”, disse.

As apresentações do Seminário sobre o PMAQ já estão disponíveis para consulta dos gestores, através do endereço eletrônico no site do COSEMS.

Para acessas basta acessar o seguinte link:

https://drive.google.com/open?id=1zhxFSkz3GEAmZzEt0GX8IYXtN6DwgmOJ

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =