Cosems/PB realiza apoio às conferências municipais de Saúde da Paraíba

Historicamente os municípios paraibanos desenvolvem suas conferências contratando palestrantes ou convidando professores universitários ou técnicos da SES, este ano o COSEMS se debruçou para apoia-los disponibilizando sua equipe de assessoria técnica e apoio institucional para serem palestrantes. Inclusive a própria presidente do COSEMS esteve presente em alguns municípios, como foi o caso de Juazeirinho e será o de Pombal.

As conferências de Saúde são fóruns que reúnem todos os segmentos representativos da sociedade para debater, avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a política de saúde nas três esferas de governo.

Em 2019 está ocorrendo a 16ª Conferência Nacional que terá como tema central: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e como Eixos temáticos: I. Saúde como Direito; II. Consolidação dos princípios do SUS e III. Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Esta conferência vem resgatar e atualizar os eixos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, por este motivo está sendo chamada de 8ª +8.

Já ocorreram conferências com a participação do COSEMS nos municípios de Juazeirinho, Sertãozinho, Umbuzeiro, Riachão, Soledade, Gurinhém e estão previstas conferências que abrangerão 60 municípios até o dia 15 de abril.

Cada etapa municipal irá formular propostas no âmbito dos Municípios, dos Estados e da União referentes ao tema e aos eixos temáticos da 16ª CNS, com base em Documento Orientador do Conselho Nacional de Saúde.

As deliberações aprovadas na Etapa Nacional da 16ª CNS (8ª+8) deverão subsidiar a estruturação da proposta do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2020-2023.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =