Cosems-PB reúne 70 gestores em sua 2ª Assembleia Ordinária de 2014

1660975_681219755249401_99551850_n

A Presidente do COSEMS/PB, Dra. Soraya Galdino, se reuniu na manhã desta segunda-feira, as 9 horas, com os gestores municipais de saúde da Paraíba. A reunião foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde e contou com a participação de, pelo menos, 70 secretários, sendo esta uma representação significativa, que há tempos não acontecia nas assembleias. 

Para a presidente, a presença dos secretários vem fortalecer a união do grupo e a proposta da gestão de fazer com que o COSEMS seja construído com base nos ideais coletivos, sempre visando a construção e execução de um sistema de saúde público igualitário e de qualidade. “A presença do gestor é fortalecedora, porque nosso objetivo é fazer com que os secretários estejam sempre atualizados e qualificados, participando efetivamente das decisões perante o Conselho Estadual de Saúde e a Comissão Intergestora Bipartite”, ressalta Soraya.

O encontro buscou discutir e deliberar os primeiros projetos para 2014. Dentre os assuntos abordados esteve o Manual de Regulamentação para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), legalizado através da portaria SAS, nº 55, de 24 de fevereiro de 1999, onde o Ministério normatiza o TFD, considerando a necessidade de garantir acesso de pacientes de um município/estado a serviços de assistência de outro município/estado e a importância da operacionalização de redes assistenciais de complexidade diferenciada. Além disso, outro ponto destacável foi a discussão sobre o custeio das Portas de Entrada da Rede de Urgência e Emergência do Estado.

1962747_681219195249457_1730713983_n

Na oportunidade, Dra. Soraya Galdino falou sobre a reunião de lançamento para Avaliação Externa do PMAQ-CEO, que será realizada no dia 26 de fevereiro, as 9 horas, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR), com a representação do COSEMS e do Ministério da Saúde, na pessoa do Dr. Gilberto Pucca para todos os municípios paraibanos que possuem CEO.

Por fim, a Presidente ressaltou, ainda, a importância da elaboração participativa como sendo um momento de amadurecimento e crescimento do Conselho, através da identificação dos valores e de prioridades para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, agradecendo a presença de todos os gestores presentes. 

Por: Sayonara Rodrigues

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 18 =