Cosems-PB promove 2ª Assembleia Geral

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) realizou na última terça-feira, dia 10, a 2ª Assembleia Geral Ordinária da entidade. O evento aconteceu no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa.

Antônio Neto abriu o encontro destacando a importância da presença de todos os gestores para o fortalecimento da Saúde na Paraíba.

Na reunião foi apresentado e aprovado a ata da 1ª assembleia pela secretária do Cosems-PB, Dáfia Izidoro, também foi apresentado e aprovado a pós-pauta da Câmara Técnica pela assessoria, um panorama sobre a situação de cada município paraibano e as orientações sobre o programa Previne Brasil, foram alguns dos assuntos tratados pelos gestores.

O fluxo de cirurgias eletivas em 2020 no Estado, a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2019 do Cosems-PB ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a situação do Coronavírus na Paraíba também foram discutidos pela assembleia.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio que está deixando a função no final deste mês, enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em meio aos casos suspeitos de Coronavírus. “O SUS é uma construção importante e aqui no Brasil, o trabalho vem sendo feito pelo Ministério da Saúde sobre o Coronavírus com as Secretarias Estaduais e fundamentalmente pelos municípios, que é aonde tudo acontece. O Cosems coloca os prefeitos para dentro desse debate para aprender com o sistema funciona”, disse.

Fulgêncio agradeceu o espaço que lhe foi dado na assembleia e qualificou a atuação da direção do Cosems-PB. “Esses espaços de discussões nos dão coragem, pois assim aprendemos a fazer o debate, a ouvir o contraditório e isso é bom. Aqui é um espaço aberto, democrático. Estou muito grato por ser acolhido”, concluiu.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 3 =