COSEMS/PB participa de reunião do GT do PMAQ realizada sexta-feira (30) na Secretaria Estadual de Saúde

A reunião do Grupo de trabalho do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) aconteceu nesta sexta-feira (30) pela manhã na sede da Secretaria Estadual de Saúde. Na reunião foi discutida a situação da certificação das equipes avaliadas pelo programa em 2018. “O Ministério da Saúde tem se esforçado para finalizar a certificação do 3º Ciclo do PMAQ. Em setembro de 2018 publicamos a primeira lista de certificação e também pactuamos, junto ao CONASS e CONASEMS, alguns ajustes na pontuação do 3 ciclo, de modo a reconhecer o esforço das equipes no processo de qualificação da APS. Hoje estamos ajustando algumas inconsistências do banco de dados para publicar a portaria final de certificação do 3º Ciclo e esperamos que ele seja concluído ainda neste semestre”, disse Érika Almeida.

Enquanto a certificação não é publicada as equipes continuarão recebendo os repasses referentes à avaliação do 2º ciclo.

Ainda foram repassadas informações sobre o andamento da versão 3.2 do E-SUS, sobre as propostas da nova equipe dirigente do Ministério para Atenção Básica, como a criação da Secretaria Nacional de Atenção Primária, a formulação de programa voltado à ampliação do acesso às UBS, programa ESF Mais, que foi apresentado na CIT no último dia 28, e a previsão de realização de evento, ainda este ano, em alusão aos 25 anos da Estratégia Saúde da Família.

Os gestores presentes na reunião debateram ainda os desafios do fortalecimento da Atenção Básica na Paraíba e a importância de construir estratégias de fortalecimento da Educação Permanente, uma maior integração ensino-serviço por meio dos programas de Residência, além de espaços de compartilhamento de experiências exitosas desenvolvidas pelos municípios, enquanto caminhos para a superação destes desafios.

A reunião do PMAQ contou com a presença de Erika Almeida, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, das representantes da Atenção Básica do Estado, Rosiani Videres, Micheline Ariette e Marsílio Araújo, e dos representantes do COSEMS, João Elísio da Rocha Neto, secretário de Saúde de Solânea e Alessandra Regina de Melo Sousa, secretária de saúde de Sumé, Amanda Oliveira da Silveira Marques Dantas, secretária de Saúde de Sousa, acompanhados do assessor Anderson Dias e da professora da UFPB, Juliana Sampaio, que é coordenadora da Avaliação Externa no 3º Ciclo do PMAQ.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − três =