COSEMS/PB encaminha solicitações dos municípios em reunião com a gestão Estadual de Saúde

Na tarde desta terça-feira (5), em atendimento a solicitação da presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino, a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, recebeu a diretoria do conselho para tratar temas relevantes para a gestão de saúde dos municípios. Na pauta levada pelo COSEMS, foram pontuadas questões como o apoio técnico da secretaria na realização das conferências municipais, monitoramento e auditoria no programa de cirurgias eletivas, efetivação do plano estadual de educação permanente, pagamentos das contrapartidas estaduais para os municípios de SAMU, Farmácia Básica e UPA que estão em atraso em 20 meses desde de meados de 2017.

De acordo com a presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino, a reunião foi bastante produtiva. “A secretária ouviu todas as nossas solicitações de parceria e apoio nas nossas demandas e se comprometeu a realizar todas chamando seu corpo técnico para já firmar na própria reunião o compromisso de nos atender por entender que todas as nossas reivindicações são legítimas e necessárias”, disse.

A presidente explicou que em relação ao pagamento em atraso das contrapartidas, a secretária de Saúde do Estado declarou que ficaram empenhadas como resto a pagar aos municípios, o ano integral de 2018 de SAMU e UPA e os sete meses de atraso de 2018 da Farmácia Básica. “De acordo com a secretária, esse repasse deverá ser feito até março porque é a data limite para efetivação de pagamentos de restos a pagar”.

Presente na reunião, a secretária de Saúde do município de Sousa, Amanda Silveira, destacou o compromisso e a sensibilidade da presidente do COSEMS, Soraya Galdino, em lutar pelos municípios de forma tão equilibrada e aguerrida. “Através de um COSEMS fortalecido, muitas lutas são revertidas em conquistas para a população no âmbito da saúde”, disse.

Segundo o Secretário de Saúde de Solânea, João Rocha, a presidente do COSEMS apresentou reinvindicações de diversas cidades e o diálogo favoreceu a aproximação com o gestor estadual. “Eu como gestor da saúde do município de Solânea, trouxe nossos pleitos para que o Estado possa nos auxiliar e trazer soluções para as diversas situações, como contrapartidas, pactuações, entre outras. Sendo assim, após a reunião, podemos sair com a sensação de que muitos de nossos anseios serão atendidos. O COSEMS é um colegiado que preza pelo diálogo que sempre canaliza para bons resultados, em que o objetivo final é fazer um SUS de todos e para todos”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + um =