Foi realizado nesta quinta-feira (19), o Workshop do Banco de Preço e Saúde, em parceira com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). O evento contou com a presença de 140 pessoas dentre convidados, técnicos e secretários municipais de saúde, no auditório do Hotel Ouro Branco, em João Pessoa.

Na oportunidade, o diretor geral do Banco de Preço em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Marcelo Xavier Castro e a técnica também do Ministério da Saúde, Katielle Machado Miranda fizeram a apresentação do sistema e prestaram orientações aos gestores quanto ao uso da ferramenta.

De acordo com o Marcelo Xavier de Castro o atual momento da saúde é mais propício que nunca para disseminar uma ferramenta que visa qualificar a gestão. “Queremos orientar os secretários municipais no sentido da economicidade. O Banco de Preço em Saúde ajuda o gestor na pesquisa de preço de medicamentos em todo país, podendo compará-los e realizar aquisições no menor custo possível, e em contexto de crise é de fundamental importância”, declarou.

Segundo Katielle Machado Miranda, o uso do Banco de Preço em Saúde propicia a transparência da gestão. “Quanto mais municípios utilizarem o sistema, maior o poder de barganha dos gestores e maior o controle dos gastos. A ferramenta também contribui para a quebra de monopólios e também ajuda o mercado a equiparar o preços”, relatou.

Os gestores avaliaram o workshop de forma positiva, tendo em vista o cenário nacional da saúde atual. Para Gentil Palmeira, secretário municipal de saúde de Cuité, a iniciativa do Cosems-PB veio em boa hora. “Toda qualificação vem para contribuir e esse workshop, além de capacitar, vai ajudar os gestores a economizar e otimizar os recursos dos municípios, que atualmente são cada vez mais escassos para atender um demanda cada vez maior. A ferramenta também pode nos auxiliar em dois grande gargalos da saúde que é a Judicialização, que obriga o gestor a comprar medicamentos de forma urgente e muitas vezes se depara licitação morosa e que às vezes até se esvazia, deixando o gestor sem saída. Dessa forma tudo que nos ajude a driblar a atual crise na saúde é bem-vinda”, avaliou.

Já para a gestora Maria Cecília Felipe, secretária municipal de Santana dos Garrotes, o workshop vem contribuir a melhor administração dos recursos financeiros. “A iniciativa só vem a melhorar nosso trabalho. Estamos vivendo uma situação de crise nos municípios e essa capacitação nos ajuda a gerenciar essa cenário de uma maneira mais prática e comprovadamente mais eficaz”, avaliou.