Cosems-PB e SES-PB realizam o Encontro de Acolhimento aos Gestores de Saúde na Paraíba

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) iniciaram a abertura do “Encontro de Acolhimento aos Gestores de Saúde na Paraíba” nesta terça-feira (06), no auditório do Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. O evento tem continuidade até esta quarta-feira (07) e tem por objetivo promover a aproximação das esferas da gestão estadual e municipal de saúde, de forma acolhedora, buscando abordar temas que esclareçam dúvidas, que promovam avanços e que subsidiem os secretários municipais de saúde na condução de sua gestão.

Na oportunidade participaram da mesa solene de abertura e boas vindas a presidente do Cosems-PB, e 1ª vice-presidente do Conasems da região Nordeste, Soraya Galdino, a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Veras, a deputada estadual Estela Bezerra, o procurador do Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB), José Guilherme de Ferraz, o presidente do CES-PB, Eduardo Cunha e o vereador Thibério Limeira.

De acordo com a presidente do Cosems-PB e 1ª vice-presidente do Conasems, Soraya Galdino o evento é de extrema importância, principalmente porque dos 223 municípios, 138 são novos gestores municipais de saúde. “O que a SES-PB e o Cosems-PB vão proporcionar a todos os participantes nesse acolhimento é uma troca de saberes. Esse é uma missão de muita responsabilidade tendo em vista que a maioria dos presentes são novos secretários. Portanto esse é um trabalho de empoderamento e esperamos que possa contribuir para melhoria na gestão de todos. Também coloco o Cosems-PB à disposição para ajudar e orientar no que for preciso”, revelou.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, enfatizou que o momento de acolhimento é muito oportuno para todos os gestores, além de ser desafiador. “É importante que saibamos que política pública de saúde não se faz sozinho e para tanto aproveito a oportunidade para vir a público para firmar um pacto para que possamos manter um diálogo permanente entre a SES e os gestores municipais da saúde. Eu me também me considero uma nova gestora e estabeleço esse compromisso”, destacou.

Cláudia Veras também reafirmou a parceria com o Cosems-PB. “Vamos nos reunir com o Cosems-PB para ampliar esse diálogo e discutir sobre a responsabilidade do Estado e municípios caminhando juntos para que possamos enfrentar e vencer todos os desafios e o ressaltando sempre o compromisso com a saúde, unindo forças todos em prol de cada vez mais ofertar a todos os munícipes um SUS de qualidade, humano e realmente eficaz e resolutivo”, completou.

Os trabalhos foram iniciados já no período da tarde com a abertura da 1ª Mesa Temática “Gestão Financeira do SUS e os Órgãos de Controle” onde a coordenação de mesa ficou com o secretário municipal de saúde de Pedras de Fogo, Anderson Dias e a assessora técnica do Conasems, Blenda Leite, que explicou, em âmbitos gerais, a importância dos instrumentos de gestão, conselhos, planos de saúde, da gestão dos fundos municipais de saúde e de como atuar na gestão financeira do SUS, além de ter dado destaque para o Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).

“A disseminação da informação em encontros dessa natureza são de fundamental importância para os gestores municipais do SUS, sobre tudo para esse novo ciclo de 2017. Esse é o ano de construção dos próximos 4 anos. São novos secretários que precisam ser qualificados e fortalecidos. temos muitos desafios a serem cumpridos tendo em vista o atual cenário de crise econômica e dificuldade na arrecadação dos municípios, sendo assim, a prioridade hoje é o gestor fazer seu plano municipal de saúde ser executado da forma como foi construído”, destacou Blenda Leite.

Já a 2ª Mesa Temática cujo o tema foi “Instrumentos de Gestão do SUS” teve como coordenadora a secretária municipal de saúde do município de Areia, Edna Guedes. Também contou com a participação da secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras e do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), André Luiz Bonifácio de Carvalho.

Para a secretária municipal de Saúde de Santa Rita, Desterro Fernandes Diniz Catão o acolhimento além de proporcionar um momento de integração com os novos gestores também mostra que o cenário é de mudança. “Fiquei surpresa em saber desse número expressivo de novos gestores, mas isso é um indício de que as coisas precisam estar mudando sempre. A cooperação entre SES-PB e Cosems-PB será primordial para que todas as ações sejam voltadas para o próprio estado e não especificamente para um município. Toda a proposta de saúde da Paraíba tem que ser fortalecida através dos municípios, da regionalização para que juntos possamos avançar mais”, avaliou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 19 =