COSEMS-PB abre oficialmente III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e o IV Seminário Gilson Carvalho em João Pessoa

Nesta quarta-feira (7) foram abertos oficialmente dois grandes eventos promovidos pelo conselho este ano: o III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e o IV Seminário Gilson Carvalho em João Pessoa, que acontecem até a próxima sexta-feira (9). O auditório do Hotel Caiçara, onde acontece o evento ficou lotado de técnicos, gestores e palestrantes.

Segundo a presidente do COSEMS, Soraya Galdino, o evento tem como tema “30 anos do SUS e do COSEMS-PB: Desafios e perspectivas para sustentabilidade do SUS: em Defesa da Democracia e da Vida” e realizará a premiação da Medalha Gilson Carvalho.

Neste primeiro dia a avaliação da presidente é de que os eventos tiveram vários pontos altos, com contribuições importantes de palestrantes e o envolvimento efetivo de técnicos e gestores. “Cada um dos palestrantes deste primeiro dia abordou um assunto dentro das temáticas centrais das duas mesas e o engajamento dos participantes foi muito bom na discussão de temas relevantes para o dia a dia dos profissionais e gestores de saúde”, disse.

A abertura aconteceu às 8h com a formação da mesa composta pelo COSEMS-PB, Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e Federação das Associações do Municípios da Paraíba.

Às 10h começaram as palestras em torno da temática: “Fortalecimento da Atenção Básica – Avanços e Desafios para a segunda maior cobertura do país”, que teve como mediador João Elísio da Rocha do COSEMS-PB e os convidados Renata Tasca (OPAS), Lucas Wolmann (Ministério da Saúde), Willams Freire (CONASEMS) e Renata Nóbrega (Secretaria de Estado da Saúde). Cada palestrante falou por meia hora.

À tarde a temática foi sobre “Estratégias de Provimento e Fixação de Médicos na Paraíba e contou com a moderação de Antônio Máximo Neto do COSEMS-PB e os seguintes convidados: Lucas Wolmann (MS), Vanessa Meira Cintra (Programa Mais Médicos), Cristina Sette (COSEMS-PE) e Felipe Proenço (UFPB)

Após um breve intervalo, aconteceu o lançamento do livro “30 Anos COSEMS-PB) e a premiação da Medalha Gilson Carvalho, encerrando as atividades do primeiro dia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 15 =