Cirurgia no coração traz melhores resultados para diabéticos cardíacos

De acordo com estudo realizado pelo InCor (Instituto do Coração) e mais 139 centros cardiológicos do mundo, as cirurgias para colocação de pontes de safena, mamária e radial apresentam melhores resultados do que a angioplastia para implante de stent (tubo perfurado que facilita a circulação sanguínea local) em pacientes portadores de diabetes com artérias obstruídas.

Apesar de a angioplastia ser uma intervenção menos invasiva e agressiva, 1,9 mil pacientes diabéticos com artérias obstruídas que se submeteram a alguma das cirurgias de ponte acima mencionadas apresentaram melhores resultados a longo prazo.

Ainda de acordo com a pesquisa, a taxa de mortalidade entre os pacientes submetidos à angioplastia alcançou 16%, enquanto foi de 11% a dos doentes que fizeram a cirurgia. A morte por causas cardíacas para os submetidos à angioplastia chegou a 11% contra 7% para os que foram operados. Da mesma forma, a necessidade de novas intervenções também foi menor para os submetidos à cirurgia: 5% contra 13% dos que receberam o stent.

Em casos menos complexos, alguns pacientes portadores de diabetes devem continuar a optar pelo stent medicamentoso em razão da menor agressividade que o procedimento representa.

Fonte: Dr. Dráuzio Varella
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =