Assembleia Geral do COSEMS/PB é realizada na cidade do Maior São João do Mundo com participação de secretários municipais no auditório do Hospital de Trauma

Secretários Municipais de Saúde de várias partes da Paraíba, participaram na manhã desta quarta-feira (19) em Campina Grande, da 4ª Assembleia Geral Ordinária realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB). A assembleia que aconteceu no Auditório de Reuniões do Hospital de Emergência e Trauma foi iniciada em ritmo junino com os gestores dançando ao som de um trio de forró.

Inicialmente a diretoria submeteu à aprovação, a ata da 3ª Assembleia realizada em junho e depois deu encaminhamento a pauta da assembleia de hoje. Entre os pontos abordados foi destacada a a mudança de endereço da sede do escritório do COSEMS-PB em João Pessoa, remanejamento dos leitos de obstetrícia dos municípios que apresentaram produção zerada por mais de um ano para os municípios que estão atendendo esta referência, o Plano Estadual para Intensificação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral 2019-2022.

Durante a assembleia também aconteceu um debate com o tema “Auditoria, um Diálogo Necessário”, apresentado pela secretária municipal de Santa Rita, Maria do Desterro Catão e em seguida foram repassados informes sobre a 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS – Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica; o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e o 3º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde e IV Seminário Gilson Carvalho.

Na avaliação da presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino, a assembleia foi bastante proveitosa com participação e interação entre os gestores de saúde, através de discussões e debates, além de um momento de descontração. “Discutimos todos os pontos previstos em pauta e como era de se esperar estando na cidade do Maior São João do Mundo, dançamos o autêntico forró nordestino”, disse.