Assembleia do COSEMS conta com participação do COREN e troca de experiências entre gestores municipais

A 2ª assembleia geral ordinária do COSEMS/PB aconteceu durante toda a manhã desta segunda-feira, no Conselho Regional de Odontologia (CRO) em João Pessoa, com a apresentação panoramas dos municípios, painéis, pactuações e editais, além de palestra sobre o projeto de erradicação da anemia, do Instituto de Assistência das Américas, dirigida aos secretários de saúde.

A assembleia contou com a apresentação do panorama dos municípios que enviaram a lista dos pacientes de Glaucoma ao COSEMS, pela presidente do conselho, Soraya Galdino, orientações sobre imunização e sífilis, na Atenção Básica e SAMU, por Renata Ramalho Dantas do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e apresentação do painel “Paraíba aqui tem SUS” , experiência exitosa da SMS de São Bento, apresentado pela secretária de Saúde de São Bento e vice-presidente do COSEMS, Lindinalva Dantas. Na ocasião também foi feita a apresentação do Edital da I Mostra Paraíba aqui tem SUS no III Congresso Paraibano do COSEMS/PB e IV Seminário Gilson Carvalho, que será realizado entre os dias 22 e 24 de maio.

Entre os informes estiveram pontos como a portaria sobre cirurgias eletivas, agenda das Conferências Municipais de Saúde, novo edital do Programa Mais Médicos, oficinas Regionais de Formação DigiSUS – módulo planejamento, repasse da reunião sobre Regulação – referência João Pessoa, entre outros.

A presidente do COREN, Renata Ramalho disse que a reunião foi positiva, com a abordagem de temas como a sistematização da assistência e supervisão de enfermagem, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e outros. “Foi um debate muito positivo e todos os gestores irão se esforçar para garantir uma assistência de qualidade a toda a população”.

A vice-presidente Lindinalva Dantas, disse que destacou a importância da participação do COREN na assembleia e também da necessidade dos secretários municipais de participarem destes momentos. “Não medimos esforços para vir até aqui porque são nestas reuniões do COSEMS que renovamos as energias e o otimismo. Hoje por exemplo acompanhamos a participação do COREN que satisfez todas as nossas dúvidas, são questões que no cotidiano muitas vezes não temos tempo para parar e discutir, mas que são tratadas aqui”.

De acordo com o secretário municipal de Montadas, Erasmo de Souza, as discussões colaboram para o avanço das gestões. “Nestes encontros aprendemos muito, tiramos dúvidas e conhecemos experiências exitosas que contribuem para o avanço e fortalecimento do SUS, através de práticas e iniciativas que podem se destacar em nível local e até nacional”, disse.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 20 =