10/jul – Dia da Saúde Ocular

olhoO dia 10 de julho chama atenção para um tema muito importante do nosso dia-a-dia: Dia da Saúde Ocular. A visão é um dos sentidos mais importantes e requer muitos cuidados. O que é mais importante saber é que com ações preventivas, as principais doenças da visão podem ser evitadas.

Várias doenças que levam à cegueira ocorrem nos países em desenvolvimento, como o Brasil. As pessoas ainda não têm o hábito de realizar exames periódicos, conseqüentemente, preventivos. Dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados caso houvesse a descoberta do problema em seu estágio inicial. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e rápido das doenças evitam complicações, que podem acarretar na perda da visão.

BEBÊS

Os cuidados com a visão começam ao nascimento. Até mesmo no útero, os bebês sabem a diferença entre claro e escuro. Ao nascer, eles conseguem enxergar formas, acompanhando as linhas onde o claro e o escuro se encontram. Mesmo assim, eles levam várias semanas até enxergar a primeira cor primária: o vermelho.

Os recém-nascidos enxergam a uma distância aproximada de 25 a 30 centímetros – distância do rosto da mãe quando está amamentando. Com três meses conseguem seguir um objeto em movimento. Móbiles e brinquedos podem estimular o desenvolvimento visual. Já com seis meses a retina está bem desenvolvida. Conseguem ver pequenos detalhes; a percepção de distância e profundidade continua melhorando.

Com um ano de idade o bebê possui coordenação olho-mão que é aperfeiçoada através de jogos que envolvem a relação ver e pegar.
Assim, desde o nascimento já podemos dar diagnósticos de algumas doenças: hipermetropia; miopia; estrabismo e retinopatia da prematuridade e muitas outras.

Seria importante observar se o seu filho tem alguma perda de visão aparente, se esfrega muito ou fecha um dos olhos com freqüência, se apresenta olhos desalinhados após o quarto mês de vida, se estiver com olhos inflamados ou se ao tirar uma foto alguns dos olhos estiver branco (Leucocoria)

Ainda que o desenvolvimento físico do olho seja mais intenso no primeiro ano de vida, as crianças continuam aperfeiçoando sua capacidade visual ao longo da infância.

ADOLESCÊNCIA ATÉ OS 40 ANOS

Já na adolescência e até os 40 anos, além dos cuidados normais devemos lembrar que sessenta milhões de pessoas sofrem de problemas visuais devido ao uso do computador – e esse número vem aumentando em um milhão a cada ano. Devemos sempre ter o cuidado de a cada 40 minutos do uso do computador dar um descanso de 10 minutos. Mantenha o monitor de seu computador a 50 ou 60 cm de seus olhos, ligeiramente abaixo da linha dos olhos. Os sintomas podem ser: olhos secos, vermelhos e irritados; dores de cabeça; dores nas costas e no pescoço e dificuldade de focalização.

Com o passar do tempo, nossa visão pode sofrer alterações. Podemos passar a precisar de mais luz para enxergar, ter maior dificuldade em diferenciar tons de azul e verde e apresentar problemas ao focalizar objetos próximos. Felizmente, existem muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a manter uma visão de boa qualidade.

Fonte: Centro de Tratamento Oftalmológico
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =