09/jun – Dia Nacional da Imunização

zegotinha2013No dia 09 de junho comemora-se o Dia Nacional da Imunização. Data pouco lembrada, porém de uma enorme importância. Os feitos alcançados pelas imunizações representam um dos maiores avanços em saúde pública já conquistados pelo homem.

Foi através de extensas campanhas de vacinação que se alcançou a erradicação da varíola do planeta, a eliminação da poliomielite em quase todo o mundo, o controle do sarampo e da rubéola, além da grande queda da mortalidade infantil em diversos países. Porém, a existência ainda hoje de mortes ou sequelas causadas por doenças preveníveis por vacinas nos mostra que há ainda muito por fazer, e este é o grande desafio.

O Brasil pode se orgulhar de ter um dos melhores programas públicos de imunização, oPrograma Nacional de Imunização, com coberturas vacinais que são referência em todo mundo. Inclusão de novas vacinas no calendário, distribuição universal das mesmas e produção nacional são demonstrações de nosso bem sucedido programa. Vacinas contra pneumonias, meningites, diarreias e o enfrentamento de uma pandemia de gripe são exemplos de conquistas.

Os avanços não param, e novas e melhores vacinas são desenvolvidas a cada ano. Mais segurança e mais proteção são sempre objetivos a serem buscados. Sonhamos ainda com vacinas contra a dengue, malária, AIDS e tantas outras enfermidades que afetam a nossa população. Certamente este será o século das vacinas.

Temos ainda outro grande desafio pela frente, o de promover o acesso à imunização para todos, especialmente nas regiões mais pobres do mundo, onde a carga de qualquer doença é ainda maior.

Vacinação deixou de ser exclusividade da criança, e hoje adolescentes, adultos, gestantes, idosos e viajantes passam a ser alvo dos programas de imunização específicos para eles. A família passa a ser o alvo da prevenção.

Temos muito que comemorar, mas ainda muito para avançar. É tempo de olhar para trás e reconhecermos os avanços conquistados, mas também é preciso olhar para frente, e refletir sobre o futuro, em busca de uma sociedade mais justa e protegida.

A todos aqueles que trabalham no desenvolvimento de novas vacinas e em sua produção; aos que cuidam do transporte e da rede de frio; a todos os profissionais da saúde que estão envolvidos no planejamento e na execução das atividades de vacinação e recomendam e demonstram às famílias a importância de se vacinar, e especialmente àqueles que dentro das inúmeras salas de vacina desse país promovem o ato vacinal, nossa sincera homenagem e nosso reconhecimento pelo nobre trabalho.

Fonte: Gerência de Imunizações do Município de Manaus
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − quatro =